No ciclo de outubro de 2014 eu estava confiante! Colo do útero limpinho e muita fé, dessa vez eu conseguiria!
Eu frequento alguns grupos de tentantes no Facebook e também no Baby Center Brasil, e nesses grupos as mulheres, além de se apoiarem mutuamente, ainda compartilham muitas dicas para ajudar as outras a engravidar, e foi num desses grupos que conheci o chá de inhame!
O inhame é um tubérculo muito poderoso, pois além de ter propriedades medicinais como depurativo, ele ajuda na fertilidade.Além de o inhame ser rico em vitamina B6, ele possui o fito-hormônio diosgenina, que em nosso organismo se transforma em dehidroepiandrosterona (DHEA). O DHEA, por sua vez, pode ser transformado em estradiol, progesterona, entre outros.
O chá de inhame, consumido nas duas primeiras semanas de um ciclo menstrual, melhora a fertilidade, convertendo a diosgenina em outros dois hormônios essenciais para a ovulação: o hormônio luteinizante(LH) e hormônio folículo-estimulante(FSH).
O FSH é o responsável por estimular o crescimento dos folículos, e o LH, pela liberação do óvulo pelo ovário.
A ação do chá de inhame no organismo feminino é muito parecida com a ação dos indutores de citrato de clomifeno, mas de forma menos agressiva.
Diferentemente do citrato de clomifeno, que não tem ação benéfica na proliferação da camada interna do útero, o chá de inhame é capaz de promover uma aumento de progesterona após a ovulação, auxiliando na espessura endometrial adequada para implantação do embrião.
Receita:
INGREDIENTES
250 ml de água
Cascas de 1 inhame médio
MODO DE PREPARO
Lave bem as cascas e deixe ferver bem até que o líquido reduza pela metade.
MODO DE USO:
O chá de inhame deve ser tomado em jejum durante alguns dias.
O primeiro dia de ingestão vai variar de acordo com o seu ciclo.
O ideal é tomar o chá de inhame até, no máximo, o dia da ovulação.
Se o seu ciclo for de 28 dias, você vai consumir o chá do 7º ao 14º dia do ciclo.
Se for de 30 dias, vai consumir do 9º ao 16º dia, e assim por diante.
Para saber exatamente quando deve começar e parar de tomar o chá, é preciso que você conheça o seu ciclo ou pelo menos tenha uma ideia de como ele funciona.
Se sua menstruação é irregular, o melhor é consumir o chá de inhame da seguinte maneira:
Ciclos que sempre chegam antes: do 5º ao 11º dia do ciclo.
Ciclos que sempre atrasam: do 9º ao 16º dia do ciclo.
IMPORTANTE! O chá de inhame não desregula o ciclo nem causa descontrole hormonal.
O que ele pode fazer é prolongar o período fértil. E isso, para quem quer engravidar, é altamente positivo!
(fonte: http://www.curapelanatureza.com.br/2014/05/cha-de-inhame-ajuda-engravidar-e.html).
Bem, além do chá de inhame eu já tinha começado a tomar o ácido fólico, uma vitamina fundamental para quem quer engravidar e para as grávidas até os três meses de gestação, pois ele ajuda a formar o tubo neural do embrião, evita abortos espontâneos e má formação.
Os namoros nesse ciclo foram bem difíceis, pois estávamos sem tempo, mas mesmo assim namoramos no período fértil e esperamos. Cinco dias após a data da ovulação eu comecei a ter alguns sintomas como diarreia, um enjoo leve pela manhã, mas achei que era só estresse ou uma virose. Faltando uns cinco dias pra monstra vir eu comecei a perceber minhas veias super aparentes, até mesmo no rosto eu via minhas veias! Não sou branca, portanto não vejo tanto minhas veias assim e isso me empolgou. Minha menstruação tinha de vir no dia 5 de novembro, que era uma quarta-feira. No domingo eu comi uvas e a noite tive uma dor de barriga muito forte, como se fosse contração, eu tentava ir ao banheiro e não conseguia e por isso passei muito mal a noite toda. No outro dia fui ao médico e ele me pediu o tão sonhado Beta HCG! Faltavam três dias pra M vir, eu pensei: "Ok, se eu estiver grávida, já acusa" e fui correndo fazer o exame, que só ficaria pronto no dia seguinte...
Pra minha surpresa, no outro dia lá estava o resultado: NEGATIVO!
O marido tentou me consolar, mas eu não estava triste, pois esse era um teste qualitativo que só acusa acima de 25miU de HCG, e podia ser que eu estivesse no início da gravidez ainda, minha fé ainda estava lá.
No outro dia, dia 5, dia da M vir eu amanheci com cólicas e fui direto à farmácia comprar absorventes, pois tinha certeza que menstruaria, mas ela não veio, e também não veio no dia 6 e nem no dia 7.
Dia 7, sexta-feira, foi a gota d´água! Eu estava subindo uma ladeira para ir trabalhar e meu corpo pesava demais, minhas pernas doíam e eu disse a mim mesma: "se ela não vier ainda hoje eu vou comprar um teste!"
E assim o fiz! Saindo do trabalho eu comprei o teste de farmácia e fui pra casa empolgada pra fazer! A primeira coisa que fiz ao chegar em casa foi o teste e tcharããããã!!!
Eu não me contive e fiz o beta no mesmo dia, quantitativo, é claro! E esses foram os resultados! No mesmo dia avisei meus pais e sogros, meu marido e filho ficaram radiantes, e eu estava nas nuvens!! Foi só felicidade...até as 9 semanas. (Continua...)