Olá pessoas! Tudo bem?
Faz um tempo que não apareço por aqui, mas hoje vim fazer um super resumo do meu primeiro trimestre! Graças a Deus tudo tem corrido muito bem e já fiz até a ultrassom morfológica do 1° trimestre! (Já tenho um palpite do sexo uhuh!)
Mas vamos ao resumo!!!
Semanas 4 e 5:
Na verdade eu descobri a gravidez um dia antes do atraso, portanto, tecnicamente ainda estava na terceira semana. Descobri primeiramente com um teste de ovulação que deu positivo e depois fiz um de gravidez de farmácia que também deu positivo.
A minha única razão para testar antes do atraso foi uma sensação esquisita de que algo de diferente estava acontecendo. Uma sensação de "estar grávida" que eu realmente não sei explicar. Fora isso meus únicos sintomas foram o sono e uma fome terrível!
Semanas 6, 7 e 8:
A semana 5 acabou com um susto daqueles! Tive um corrimento rosado, meio aguado, seguido de borra de café. Devido às péssimas experiências anteriores eu me apavorei, porém era de madrugada e tive que ir ao médico só no dia seguinte. Chegando lá fui tratada como ameaça de aborto e encaminhada para a ultrassom, mas ainda eram 9 horas da manhã e a ultrassom só começaria as 13h. Eu e meu marido saímos em busca de uma clínica que fizesse esse exame, e mesmo pagando foi difícil achar, mas quando conseguimos foi ótimo, vi meu anjinho pela primeira vez, muito pequeno, com apenas 3mm minúsculo! Mas estava lá!
Eu ainda não fiquei 100% segura, pois a médica não visualizou a vesícula vitelina, mas me disse que podia ser devido ao tamanho do embrião. Voltei ao PS com a ultrassom e o médico me passou Utrogestan, só por garantia, já que não havia sinal de descolamento, e me deu repouso de três dias.
Na semana 6 eu refiz a ultra e já vi meu bebe com mais ou menos 0,5mm e o coração batendo. Não pude escutar porque o bebê era muito pequeno, mas isso já me alegrou muito. Infelizmente não vi a vesícula de novo, mas fiquei mais tranquila, pois a médica disse que a posição do bebê não era favorável.
No dia seguinte a ultrassom tive outro sangramento, dessa vez com sangue vivo, mas foi só uma vez, ao me limpar. Depois ficou saindo uma borra marrom e novamente eu tive que correr para o médico. Chegando lá o obstetra me examinou e disse que o colo do útero estava fechado e sem sinais de sangue, me dispensou, mas recomendou continuar com o Utrogestan.
Claro que não fiquei tranquila, principalmente porque a borra marrom continuou, mas eu não tive cólicas e nem dores, então fiquei o mais calma possível. Isso foi mais possível, pois tive a primeira consulta pré-natal e o médico, muito experiente, me explicou que esse sangramento era causado por uma ferida no colo do útero e que isso não prejudicava a gravidez. Ele passou também as vitaminas maternas e recomendou distância de sexo 😩.
Na semana 7 a borra finalmente parou e os mamilos começaram a ficar mais escuros e maiores. As veias também passaram a ficar mais aparentes.
Na semana 8, bem no último dia dela eu refiz a ultrassom e dessa vez foi tudo perfeito! Escutei o coração, vi a vesícula vitelina e vi meu bebê se mexendo pela primeira vez. Chorei demais! Foi um dia incrível! Ele media 2.2 cm e é uma coisinha linda!!! Nesse mesmo dia contamos ao nosso filho mais velho sobre a gravidez, pois ele ainda não sabia! Ele ficou super feliz, pois esperava por isso há muito tempo!
Semanas 9, 10 e 11:
Na semana 9 comecei a ter enjoos, e as aversões a alguns alimentos e cheiros vieram com força total! Eu tinha acabado de comprar um hidratante novo, super cheiroso, mas passei a odiá-lo de verdade! Além disso, passei a ir ao banheiro várias vezes durante a madrugada pois o útero começou a crescer e pressionar a bexiga.
Na semana 10 os sintomas foram os mesmos, nada de diferente, exceto por uma virose horrível que peguei. Vomitei demais e tive que ir para o hospital, onde fiquei em observação e tomando soro, pois estava desidratada. Essa virose piorou os meus enjoos e me fez emagrecer dois quilos!
A semana 11 foi marcada pela segunda consulta pré-natal! Nela eu escutei o coração do meu bebê com o "fetal doppler" pela primeira vez. Foi lindo demais! Também foi a primeira vez que o médico mediu meu útero e já tinha 12cm do osso do púbis até a parte de cima do útero. O médico também conferiu meus exames de sangue e estava tudo bem. Nessa consulta fui finalmente dispensada do uso do Utrogestan!
Além disso eu passei a sentir tremidas leves que o médico disse que já são os movimentos do bebê e que eu perceberia, pois sou mãe de segunda viagem, mas que algumas mulheres não sentem tão cedo.
Semana 12:
O primeiro trimestre acaba na semana 13, e isso aconteceu ontem (19/11/15). A semana 12 foi marcada pela diminuição das vontades de urinar, pois o útero está subindo e deixando de pesar na bexiga, foi marcada também pelo aumento das "tremidas" do bebê no útero e pela diminuição dos enjoos. Consequentemente o apetite aumentou bastante, mas só sinto vontade de comer comida de verdade, não sinto vontade de comidas muito doces e nem de "besteiras". Nessa semana a minha barriga também se tornou mais aparente, fazendo com que algumas pessoas perguntassem sobre a gravidez, que era segredo para quase todos. Acabei então, dando a notícia para quase todo mundo que conheço e foi muito legal, pois as pessoas, conhecendo ou não a minha história, ficaram muito felizes por mim.
Os dois maiores acontecimentos da semana, no entanto, foram o fato de eu ter conseguido sentir o bebê "embolotado" de um lado só da barriga ao acordar e de ter feito ultrassom morfológica (ou translucência nucal) e ter recebido um palpite do sexo do meu bebê, mas isso contarei no próximo post, pois um acontecimento desses merece um post só dele não é?
Espero que tenham gostado da leitura!
Caso haja alguma dúvida sobre meu primeiro trimestre ou sobre assuntos relacionados a ele, pode mandar um e-mail ou comentar aqui mesmo!
Beijos férteis!!
Obrigada por ler!
e-mail: diariodeumatentantedesegunda@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/diariodeumatentantedesegunda/
Aqui conto e compartilho minha saga para engravidar do segundo filho. Fui tentante por um ano e meio e sofri dois abortos devido a gestações anembrionadas, mas agora fui abençoada com meu segundo bebê! Espero ajudar e entreter às futuras mamães e interessadas!
sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)